Quando falamos em tempĂȘ, logo pensamos em um fermentado feito a partir da soja. PorĂ©m, pode ocorrer de algumas pessoas serem intolerantes a essa leguminosa. TambĂ©m Ă© comum encontrarmos quem evite seu consumo por outros motivos.
Sabemos que Ă© possĂvel fazer tempĂȘ com uma variedade enorme de leguminosas e outros grĂŁos. Para aqueles que nĂŁo sĂŁo fĂŁs da soja ou a evitam a qualquer custo, a ervilha pode parecer uma boa opção de substituição na fermentação. E nĂŁo estĂŁo errados do ponto de vista nutricional. No entanto, hĂĄ um grande desafio por trĂĄs do tempĂȘ feito de ervilha — o mesmo que pode ocorrer com qualquer outro grĂŁo: a qualidade da matĂ©ria-prima.
![]() |
| TempĂȘ de ervilha com problemas de fermentação |
A procedĂȘncia do grĂŁo Ă© igualmente importante. Um grĂŁo nĂŁo orgĂąnico ou de baixa qualidade — cujo percurso entre o plantio, tratamento, estocagem e chegada Ă s prateleiras do supermercado seja “obscuro” — dificilmente resultarĂĄ em um tempĂȘ bem fermentado, compacto e com abundĂąncia de micĂ©lio (a massa branca caracterĂstica).
AlĂ©m de ser mais difĂcil encontrar uma boa ervilha no mercado, essa leguminosa, especificamente, tambĂ©m produz enzimas naturais que dificultam sua fermentação. Por isso, uma marca famosa que produz bifes de tempĂȘ no Brasil utiliza, alĂ©m da ervilha, a quinoa em sua fermentação. Dessa forma, o tempĂȘ feito a partir da combinação dessa leguminosa com o cereal melhora o processo fermentativo e ainda se torna mais nutritivo.
![]() |
| TempĂȘ de Ervilha e Quinoa (Fermento Blend Rosinha) |
Agora, se vocĂȘ jĂĄ se sente Ă vontade para fazer experiĂȘncias, a combinação de uma boa ervilha com outros grĂŁos pode ser uma grande sacada. Afinal, embora o tempĂȘ possua todos os aminoĂĄcidos essenciais em sua composição, ao acrescentar outros grĂŁos vocĂȘ produz um alimento bem fermentado e ainda mais completo do ponto de vista nutricional.
Em breve, faremos uma matĂ©ria sobre combinaçÔes de grĂŁos para o seu tempĂȘ.
Boas receitas!đđč

